Violencia nas escolas
Cada vez mais, a violência nas escolas se transforma num fenómeno nacional, se não mundial, as teorias são muitas e todas elas, á sua maneira, tendem a explicar o porquê da existência de tais ocorrências.
Alunos a professores, professores a alunos, pais a professores, e vice-versa, ou até mesmo entre alunos, facto é que as agressões são uma realidade presente na nossa sociedade e cada vez mais tende a agravar. As questões principais são “Porquê?” e “Como solucionar este problema?”, costuma-se dizer que a violência pode ser explicada através de infâncias infelizes, maus tratos, ou como se diz no termo comum falta de educação mas na verdade a violência surge nas nossas vidas principalmente porque a sociedade nos conduz a tal. Efectivamente este é um tema sensível ou até tabu mas de facto a sociedade de hoje é uma sociedade agressiva, desde guerras, crises económicas, terrorismo, corrupção, não é de todo meu objectivo desculpabilizar a agressividade irresponsável de um indivíduo que toma este tipo de atitude mas explicar que devido a estes acontecimentos que nos rodeiam no dia-a-dia acabam por surgir este tipo de represálias. Martin Luther King disse "Uma das coisas importantes da não-violência é que não busca destruir a pessoa, mas transformá-la.", nesta frase encontra-se a chave para a solução deste problema, a agressividade não deve ser travada com mais agressividade nem tão pouco com represálias, independentemente de estas serem financeiras, judiciais ou pura e simplesmente disciplinares (a nível escolar), a única forma de prevenir estes ataques de raiva imprevisíveis é a prevenção, prevenção que deve vir não desde o berço mas pouco depois, as crianças, quando ainda o são, devem ser instruídas a aplicar e respeitar esta breve mas directa mensagem de Martin Luther, devem ser transformadas para que um dia mais tarde, quando for a vez deles de escolher o caminho do “seu” mundo a sua opção seja justa e coerente.
Karl Mannheim disse "O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade."
Subscribe: 






Boa reflexão... estas poucas palavras fazem me acreditar ainda mais que és capaz, capaz de ir mais além do que muita gente. Eu sei e acredito que sim..tens o meu apoio... Boa sorte no exame...
É BOM VER QUE AINDA NÃO PARASTE DE ESCREVER.
bjoc
mana